Travessia do Oceano Pacífico

Há um ano recebi o convite do Manoel Morgado para cruzar o oceano Pacífico em um veleiro.

Recebi o convite como um grande desafio. 

Desde garota sempre tive um gosto muito grande pelo esporte e este caminho me levou para a formação em Educação Física.

Naquele momento, algo em mim já pulsava para uma busca maior de autoconhecimento, o corpo sempre forte e destemido já́ não era suficiente. E a espiritualidade foi um encontro importante que segue me inundando de possibilidades.

A meditação, o yoga, esse ideal de vida em que nada é permanente, em que posso viver os ciclos, os desencantos e as conquistas é um processo que vivo todos os dias.

Sempre busquei desafios que pudessem me fazer crescer como atleta e como ser humano e buscando isso comecei a competir em provas de corrida de aventura e também em corridas de montanha como o Ecomotion – Mundial de Corrida de Aventura, ultramaratonas de montanha e há três anos resolvi viver mais um grande sonho, realizar um Ironman. Foram muitas descobertas e aprendizados e três Ironmans em 2 anos.

Meu penúltimo desafio foi em março de 2021 em meio a pandemia, com tantas incertezas realizar  o trekking de 16 dias ao Acampamento Base do Everest, chegando a 5600m de altitude.

Como profissional acho recompensador ver meus alunos se (re)descobrindo através da prática de uma atividade física, cada um com a sua história. E podemos compartilhar dessa jornada tão potente que é ter um esporte consigo.

Neste artigo quero compartilhar com vocês mais um sonho, atravessei o oceano Pacífico a bordo de um veleiro, uma viagem que ainda estou vivendo com mais ou menos um ano de duração com aproximadamente 20.000 quilômetros, partindo da Guatemala, atravessando o Canal do Panamá e chegando à Polinesia Francesa, onde ainda estamos vivenciando cada arquipélago de forma intensa e especial. Entender a sensação de estar semanas sem avistar terra, de ter a experiência de viver a bordo em um espaço pequeno com meus companheiros de expedição, de conhecer culturas novas foi um dos maiores desafios da minha vida.

Este super desafio foi iniciado em dezembro de 2021, onde parti do marco zero, sem nenhuma experiência prévia, mas com a intenção de aprender a velejar e participar de todos os aspectos que envolvesse uma travessia oceânica.

Velejar exige grande aprendizado e responsabilidade, algo extremamente desafiador que proporciona crescimento intelectual, emocional e mental. 

Viver este sonho vibrou em meu coração, ter esta experiência no mar, passar por todos os desafios que tivemos, mas também conhecer lugares paradisíacos no percurso da travessia.

Como companheiros de expedição tivemos Curtis Collins, Manoel Morgado e Greg Attard e Pedro, todos com ampla experiência em navegação inclusive outras travessias oceânicas.

Durante a expedição Curtis e Greg nos deixaram em Galápagos por problemas familiares. 

Seguimos eu, Manoel Morgado e Pedro até a Polinésia Francesa.

Foi uma travessia com amplo planejamento e não somente uma aventura.

Os desafios movem minha vida, sempre me propus a realizar algo sobre o qual não tivesse conhecimento para assim me superar e inspirar outras pessoas a realizarem seus sonhos. 

E  isso me motiva, poder enfrentar os desafios com consistência, conhecimento e o que mais vale: a coragem. E fazer isso com vocês, está sendo fenomenal, receber o carinho e torcida de todos me fez chegar mais além, totalmente fora da minha zona de conforto e com isso realizarmos juntos este sonho.

Tive dias duros, exaustivos, mas tenho histórias. E eu quero estar perto das suas histórias para lembrar aos que me seguem que vale a pena.

No próximo artigo quero contar para vocês sobre meu estilo de vida e o quanto ele foi importante para a sequência dos meus dias a bordo. 

COMPARTILHE ESSE POST

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR!

Redes Sociais

Copyright©2021 Todos os direitos reservados Vanessa Oliveira. Política de Privacidade.